A “Famosa” Fimose

A “famosa” Fimose

Fimose é a incapacidade de retrair completamente o prepúcio e expor a glande.
O prepúcio é uma estrutura que ao nascimento é quase sempre aderida à glande, firme e não retrátil. Estudos demonstram que o prepúcio dos recém-nascidos é retrátil em apenas 4% dos casos. E ao longo dos anos ocorre resolução espontânea na maioria dos casos.
E porque isso acontece ? Ao contrário do que muitos pensam, o prepúcio tem uma função protetora nesse período em que os meninos ainda não têm controle esfincteriano e portanto usam fraldas. Ele impede que a glande e a uretra entrem em contato direto com roupas, fraldas e secreções que possam lhes causar danos e infecções.
Portanto, a fimose fisiológica é a que os bebês têm desde o nascimento até cerca dos 3 anos de idade, e em 90% dos casos não será necessário correção cirúrgica; ela resolve espontaneamente. Em alguns meninos, é comum o acúmulo de secreção abaixo do prepúcio, que pode ser visualizado através da pele, com aspecto de pequenos cistos perolados. São os cistos de esmegma, e não causam mal ao paciente. Muitas vezes são confundidos com pus; portanto em caso de dúvida, o ideal é que seja avaliado por um cirurgião.

Então quando está indicada a cirurgia? Existem os casos de fimose patológica (ou verdadeira), quando existe um anel fibrótico estreito que impede a exposição da glande, mesmo após o crescimento da criança.
Essa fimose quando não corrigida pode causar infecções locais de repetição (balanopostites), infecções do trato urinário, obstrução miccional, dor durante a ereção, parafimose, dentre outras complicações. A má higiene local, pela incapacidade de expor a glande e fazer a limpeza adequada, a longo prazo pode predispor o homem até mesmo ao câncer de pênis.

Perguntas frequentes:

Há casos em que o tratamento pode ser conservador (sem necessidade de cirurgia)?
Sim. Em muitos casos fazemos uso de pomadas específicas. Porém é necessário avaliação do cirurgião.

É indicado fazer “massagens” ou “exercícios “ para tentar descolar a fimose?
Definitivamente Não! Essa orientação além de ultrapassada é prejudicial ao paciente e pode transformar um quadro não cirúrgico em cirúrgico . A tentativa forçada de retrair o prepúcio causa micro lacerações que posteriormente cicatrizam e formam tecido fibrótico, piorando o quadro da fimose. Além disso, esse tecido lesionado tem maior predisposição a quadros infecciosos.

Como realizar a higiene do pênis do bebê corretamente?
É importante orientar todos os cuidadores e responsáveis pelas trocas de fraldas e banho. A higiene do pênis do bebê deve ser realizada apenas durante o banho, retraindo-se levemente o prepúcio, respeitando sua elasticidade natural, sem forçar. Lavar com água e sabão neutro próprio para bebês, enxaguar e secar com a toalha. Importante sempre voltar com o prepúcio para a posição habitual, evitando assim quadros de parafimose.

Há casos em que é necessário operar antes do desfralde?
Sim. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo cirurgião.

E qual a cirurgia para correção de fimose?
É a circuncisão ou postectomia. Essa cirurgia foi descrita há mais de 6000 anos e até hoje é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo. Para mais informações sobre essa cirurgia, clique aqui.

Para maiores esclarecimentos e avaliação do caso do seu filho, entre em contato e agende sua consulta. Será um prazer atende-los!