Granuloma Umbilical

O granuloma umbilical é uma lesão saliente formada por tecido de granulação, de aspecto úmido, coloração avermelhada e tamanho variável, que se projeta do fundo da cicatriz umbilical após a queda do coto umbilical.

Muitas vezes é detectado na consulta com o Pediatra e a única queixa dos pais é que o umbigo está sempre “molhado”, com saída de secreção de aspecto claro ou sanguinolento.

É uma condição relativamente comum, principalmente quando houver história de infecção prévia; e costuma atrasar a cicatrização do coto umbilical.

Apesar de deixar os pais apreensivos, é uma condição benigna, indolor e sem riscos para bebê.

É muito importante que os cuidados de higiene sejam reforçados, com uso de água e sabão neutro durante os banhos e aplicação de álcool a 70%, para reduzir a chance de contaminação bacteriana.

Na grande maioria dos casos a resolução é espontânea e podemos aguardar até o período neonatal para que isso aconteça (28 dias de vida).  Quando isso não ocorre, podemos fazer uso de alguns medicamentos como: Álcool 70%, Nitrato de Prata, soluções salinas hipertônicas, e até mesmo sal de cozinha. Todas essas opções devem ser prescritas e orientadas por médico capacitado, pois se utilizadas de maneira incorreta podem causar danos ao paciente, como queimaduras.

Se o tratamento à base de medicamentos tópicos não for capaz de tratar o granuloma, o paciente deve ser encaminhado ao Cirurgião Pediátrico para avaliação de tratamento cirúrgico. Este é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia e jejum adequado. O procedimento é rápido, de baixo risco e a alta ocorre no mesmo dia.

Diante de casos de casos de saída persistente de secreção umbilical, devemos pensar em outros diagnósticos de anomalias umbilicais como a persistência do úraco e persistência do ducto onfalomesentérico.

Caso existam sinais de inflamação ao redor do umbigo de um recém-nascido, como vermelhidão, inchaço , calor local com ou sem sinais sistêmicos (febre, letargia, irritabilidade, recusa alimentar), ou ainda saída de secreção de aspecto purulento e com odor desagradável devemos suspeitar de onfalite, que é uma infecção do umbigo potencialmente grave e deve ser avaliada o mais precocemente possível pelo Pediatra, pois o tratamento é hospitalar.