Hérnia Umbilical

O que é Hérnia Umbilical?

É o resultado do fechamento incompleto das estruturas do anel umbilical. Essa falha permite a protrusão de órgãos intra-abdominais, principalmente alças intestinais, gerando abaulamento da cicatriz umbilical. Muitas vezes esse abaulamento é percebido durante os esforços como o choro.  O tamanho do defeito herniário pode variar desde milímetros até alguns centímetros. Porém o abaulamento umbilical nem sempre é indicativo do tamanho da hérnia. Muitas vezes pequenos defeitos podem gerar abaulamentos umbilicais extensos.

É comum em crianças?

É um dos tipos mais comuns de hérnia da parede abdominal. Ocorre em aproximadamente 20% da população geral. Tem maior frequência em crianças prematuras e com baixo peso ao nascer (incidência de até 80%), crianças negras, pacientes desnutridos, portadores de algumas Síndromes (Down, Patau, Edwards, Beckwith-Wiedemann), crianças que necessitam de diálise peritoneal etc.

A Hérnia Umbilical dói? É perigoso?

Essa é uma grande preocupação dos pais e cuidadores. Normalmente a hérnia umbilical não causa dor ou outros sintomas. Se a criança apresentar essa queixa constantemente, outras causas de dor abdominal devem ser investigadas. Complicações relacionadas à hérnia umbilical, como o encarceramento da hérnia são eventos raros.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito durante o exame físico. Raramente é necessário realizar exames de imagem para comprovar a presença da Hérnia Umbilical.

Precisa operar?

Depende! A grande maioria dos casos (mais de 80%) resolve espontaneamente até os 3 anos de idade. Quanto menor o tamanho do defeito herniário, maior a chance de fechamento espontâneo. Portanto, a cirurgia deve ser indicada para crianças acima de 3 anos, ou pacientes com defeito herniário maior que 2 cm, ou ainda que apresentem algum tipo de complicação.

O uso de faixas abdominais, curativos ou outros artefatos antes da cirurgia tem algum benefício?

Não. Não há indicação pois eles não são capazes de fechar a hérnia. Além de não apresentar benefício, podem predispor o surgimento de lesões de pele. Também não há necessidade de restringir as atividades da criança se ela for portadora de hérnia umbilical.

Como é o tratamento?

Caso não haja resolução espontânea, o paciente deve ser encaminhado ao cirurgião pediátrico para programação terapêutica. A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral, com jejum adequado. A incisão geralmente é feita na margem inferior do umbigo, mas isso pode variar de acordo com a avaliação do cirurgião. A alta costuma ocorrer no mesmo dia e a recuperação pós-operatória é rápida, geralmente com pouca queixa de dor. O retorno escolar ocorre após cerca de 7 dias, porém as atividades físicas só estão liberadas após 30 dias.