O Que É Anquiloglossia?

O que é Anquiloglossia?

A anquiloglossia nada mais é do que o freio (ou frênulo) lingual curto. O freio lingual é uma membrana que conecta a região inferior da língua ao assoalho da boca. Essa membrana normalmente desaparece durante a gestação, porém quando isso não acontece, o bebê pode ter a “língua presa” e apresentar dificuldades para sugar, engolir, mastigar e falar. Como é feito o diagnóstico?  O diagnóstico é feito através da história clínica e do exame físico. Crianças com dificuldade para mamar, sugar, deglutir, ou crianças maiores com dificuldades na fala podem ser portadores de anquiloglossia. Uma característica comum é que a ponta da língua fique em formato de coração quando projetada para fora.
 
Hoje em dia existe um exame realizado ainda na Maternidade que avalia de forma rotineira todos os bebês: É o Teste da Linguinha. O que é o teste da Linguinha?
  
 É um exame padronizado que avalia o frênulo lingual e possibilita diagnosticar as limitações dos movimentos da língua nos bebês. Deve ser realizado por profissional da saúde capacitado, geralmente fonoaudiólogo. Este irá avaliar o frênulo tanto em repouso quando durante o choro e / ou durante a sucção. Como existem graus variados de anquiloglossia, é importante haver um teste que leva em consideração os aspectos anatômicos e funcionais.  O exame dura cerca de 15 minutos, não dói e não tem contraindicações.  O ideal é que o seu bebê faça o exame o mais cedo possível, de preferência ainda na Maternidade. Caso isso não aconteça, a criança deve ser encaminhada a um profissional capacitado para avaliação. Nos casos em que o Teste da Linguinha for inconclusivo, ele pode ser repetido após 30 dias de vida. Qual o tratamento? Caso seja diagnosticada a Anquiloglossia, está indicada a correção cirúrgica. O procedimento deve ser realizado por profissional capacitado, como o Cirurgião Pediátrico, Odontopediatra, Otorrinolaringologista. A cirurgia é a Frenotomia Lingual, ou Frenectomia. Pode ser realizado à beira do leito em bebês recém-nascidos, porém em crianças maiores pode ser necessária a realização em centro cirúrgico. É um procedimento rápido, de baixo risco, com recuperação rápida e pouca queixa de dor.
× Agendar Consulta